A leucemia é uma doença cancerosa, que ataca as células do sangue, tendo a sua origem na medula óssea. Neste artigo iremos explicar o que é a leucemia, os vários tipos de leucemia e os seus sintomas, e ainda, como é feito o diagnóstico e o seu tratamento. (Saiba mais sobre Câncer – Tratamento, Causas, Fatores de Risco, Sinais, Sintomas e como Diagnosticar).
foto de paciente com leucemia

r

O que é a leucemia

Para perceber o que é a leucemia, será importante explicar o funcionamento básico da multiplicação das células. No corpo humano, as células dividem-se de forma a formar novas células. Dessa forma, à medida que as células envelhecem e morrem, outras tomam o seu lugar. Contudo, este processo simples por vezes não corre bem, formando-se novas células quando o corpo ainda não necessita delas, e aquelas que deveriam morrer, não o fazem na altura correta.
O sangue contém três tipos de células, cada uma com uma função específica. Existem os glóbulos vermelhos (ou hemácias), que transportam o sangue e parte do dióxido de carbono, os glóbulos brancos (ou leucócitos), que combatem os agentes infecciosos, e ainda as plaquetas sanguíneas, que são responsáveis pela coagulação do sangue em caso de hemorragia.
A maioria das células amadurecem na medula óssea, e quando estiverem desenvolvidos, entram então na corrente sanguínea para realizar a sua função. Quando a medula óssea não realiza a sua função corretamente, e produz leucócitos anómalos, então estamos perante um caso de leucemia.
Inicialmente, esses leucócitos irão realizar a sua função quase de forma normal, mas com o passar do tempo, eles irão multiplicar-se acima do nível normal, juntamente com o facto de as células mais velhas não morrerem na altura devida, o que irá provocar um aumento da concentração destas células. Isto irá ter como resultado um valor altíssimo de leucócitos anómalos no sangue, impedindo as restantes células sanguíneas de poderem realizar a sua função.

Classificação da Leucemia

Podemos classificar uma leucemia de duas formas. Em primeiro, quanto à rapidez com que se manifesta, havendo assim leucemias agudas, quando a evolução é rápida, e leucemias crónicas, quando o seu desenvolvimento é lento mas progressivo.
Em segundo, podemos classificar de acordo com a linhagem celular que foi comprometida. Assim, existem as leucemias mieloides e linfoides. Tendo estas duas classificações, há então 4 tipos de leucemia:
- Leucemia mieloide aguda (LMA);
- Leucemia linfocítica aguda (LLA);
- Leucemia mieloide crónica (LMC);
- Leucemia linfocítica crónica (LLC).

Sintomas

Os sintomas da leucemia decorrem sobretudo da acumulação das células anómalas na medula óssea, acabando por prejudicar a sua função, isto é, a produção e maturação das células sanguíneas. Este acumular de células blásticas (imaturas) na medula óssea, juntamente com a sua propagação por outros órgãos, como a pele, rins, baço, amígdalas, linfonodos, sistema nervoso, entre outros, irá provocar que a medula óssea esteja cada vez mais ocupada por estas células, o que impedirá a produção normal das células sanguíneas normais.
imagem com os sintomas de leucemia